sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ESPAÇO DA DIVERSIDADE – SMED ALVORADA E A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EDIÇÃO 2012



No dia 07 de novembro, último, o Espaço da Diversidade da SMED-Alvorada organizou na Câmara de Vereadores sua principal atividade alusiva ao mês da consciência negra. Na ocasião, o palestrante convidado Deivison Campos, mestre em História e coordenador do Curso de Jornalismo da ULBRA, apresentou a comunicação intitulada: “A (re)significação simbólica das datas comemorativas afro-brasileiras: do treze de maio ao vinte de novembro”,sua fala desenvolveu os aspectos concernentes à invenção das duas datas simbólicas representativas, no que tange aos referenciais populares, que comumente associamos as expressões políticas e sociais do reconhecimento da contribuição cultural da identidade negra para o nosso país.
Deivison apontou as transformações que ocorreram a partir das pressões dos grupos sociais, para as transformações destas datas emblemáticas na sociedade civil. As reivindicações protagonizadas pelos integrantes do Grupo Palmares de Porto Alegre (1978) a favor de uma data conquistada contra uma data concedida, pautou a fala do palestrante. A organização negra, liderada por Antônio Carlos Cortes e Oliveira Silveira (1941-2009), propôs a alteração do dia 13 de maio de 1888, data instituída pelo estado como sendo comemorativa ao dia da libertação dos escravizados, pelo dia 20 de novembro de 1695, data da morte de Zumbi, líder dos Quilombos dos Palmares, como sendo a data referência para comunidade negra. O principal objetivo dessa data seria para conscientizar as populações negras que foi por meio de sua luta histórica que ocorreu a libertação.
O palestrante descortinou a importância da morte de Zumbi para as demandas do atual movimento negro brasileiro. Pois, Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares, o que remete a uma luta coletiva ao invés de uma ação individual. Nesse sentido, o treze de maio, oficialmente conhecido como a data da Lei Áurea assinada pela princesa Isabel concedendo a liberdade ao povo negro, remetia a uma ação individual da monarca brasileira. Para o Grupo Palmares o vinte de novembro representa uma conquista ante o feito anterior.
Após a fala de Deivison Campos foi lançado o livro “Cartas Bordados e Tramas de Ideias- Memórias e projetos sobre a temática afro-brasileira”organizado por Patrícia Fernandes Lazzaron, Rita de Cássia Camisolão e Véra Neusa Lopes. O Livro foi resultado dos registros realizados pelos cursistas em forma de cartas produzidos ao final do curso Procedimento Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira, realizado pelo Departamento de Desenvolvimento Social da UFRGS e contou com o depoimento de 34 professores da rede municipal de Alvorada.

Redação: Equipe do Espaço da Diversidade.

Nenhum comentário: