quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O GRUPO PALMARES E O VINTE DE NOVEMBRO



                                                     fonte: oliveirasilveira.blogspot.com

O Grupo Palmares, organização negra originada no cerne das reflexões de alguns representantes da comunidade negra na década de 1970, em pleno contexto de ditadura militar, representou o protagonismo negro nas transformações de seus próprios referenciais simbólicos.
Em Porto Alegre, nos cruzamentos da rua dos Andradas com a avenida Borges de Medeiros, centro da cidade, local conhecido como esquina democrática foi o lugar de nascimento do grupo no ano de 1971. Naquele contexto, jovens negros, que denominavam o local de esquina Zaire, denunciaram as agruras cotidianas da discriminação racial, cotidianamente vivenciadas pelas populações negras.
Oliveira Silveira, Antônio Carlos Cortes, Ilmo da Silva e Vilmar Nunes, propuseram ações que transformariam para sempre o campo das representações simbólicas da sociedade, local e nacional.
            Duas importantes contribuições deste Grupo, que encerrou suas atividades no ano de 1978, merecem destaques. A primeira foi a de promover os estudos sobre a história, artes e outros aspectos culturais com relação ao negro em nosso estado. E a segunda, não menos importante, foi a de propor o dia vinte de novembro como data alternativa às comemorações do dia treze de maio. Para eles, militantes sociais intelectualizados, o dia em que o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, tombou, deveria ser lembrado como o referencial de resistência, pois o decreto assinado pelas mãos da Princesa Isabel concedeu a liberdade sem assistência social, algo que deveria ser refletido.
Quanto ao dia 20 de novembro, em 1978, o mesmo acabou sendo comemorado e aceito pelas associações negras de vários estados como a principal data de reconhecimento da luta dos negros neste país. Sendo transformado em feriado em centenas de municípios brasileiros. Na atualidade, a Lei 10.639 que instaurou a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira em todo o currículo escolar, contemplando em um de seus artigos o dia vinte de novembro como o “dia nacional da consciência negra” demonstra o reconhecimento do estado para a importância do protagonismo da identidade negra na construção do Brasil.
            ___________________________________________________________________

Equipe do Espaço da Diversidade – SMED-Alvorada.
               

Um comentário:

Anônimo disse...

ENCAMINHAMOS NOTÍCIAS DO LIVRO:
HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL-
Editora Rígel - Porto Alegre- RS

Assista o vídeo da autora Priscila Weber NO LINK:

http://www.youtube.com/watch?v=OQj5ogdl6q4&feature=em-share_video_user


Este livro, indispensável ao alunado, professorado, bibliotecas, é uma tentativa de contribuir para o conhecimento e informação sobre aspectos da História da África e dos afrodescendentes no Brasil. Desta forma, procuramos enfocar, com uma proposta pedagógica diferenciada, a vida e liderança da rainha africana Nzinga Mbandi nos reinos de Ndongo e Matamba, nos anos de 1623 a 1663. Esperamos que os leitores entendam que ele não é um exercício fechado, muito menos definitivo. Ao contrário, ele possui pontos que precisam ser criticados, discutidos e refeitos. Não é esse nosso principal exercício em sala de aula?


Para aquisição entre em contato pelo fone (51) 3226-8668 Editora Rigel - Porto Alegre - RS

Nosso site:
www.livrosbrasil.loja2.com.br

vendas@livrosbrasil.com.br