quinta-feira, 29 de novembro de 2012




Núcleo de Educação Tecnológica da SMED/Robótica participa na X Mostra Científica de Trabalhos Escolares em Cachoeirinha

           

            A Secretaria Municipal de Educação de Alvorada através do Núcleo de Educação Tecnológica/Robótica prestou homenagem ao Orixá Ogum no mês da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no dia 20 de novembro, como uma forma de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Ogum é o deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia.
            A proposta do painel temático sobre a religiosidade Afro-Brasileira que ficou exposta no saguão da SMED, até o dia 27 de novembro teve o objetivo de desenvolver um “Um olhar reflexivo sobre as práticas anti-racistas na comunidade e demais espaços de poder”, propondo a reflexão e ação para o cumprimento dos dispositivos referentes à Lei Federal 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Básica.   
            No dia 28 de novembro, os painéis temáticos, junto com os Mascotes da Robótica, foram para Cachoeirinha, na X Mostra Científica de Trabalhos Escolares, organizado nos seguintes espaços temáticos: Planeta Cultura, Além Fronteiras, Germinando Histórias, Tecendo a Diversidade e Jardim de encontros, todos destinados aos projetos das secretarias municipais de Cachoeirinha e entidades convidadas para exposição, apresentação e discussão de trabalhos e projetos escolares, bem como para o lançamento dos livros Procedimentos Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira e Cartas - Bordados e Tramas de Idéias, no Rancho da Saudade Avenida Frederico Augusto Ritter, 2626 - Bairro Distrito Industrial - Cachoeirinha / RS.     
            Tais obras são produto do curso Procedimentos Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira, que teve como objetivo oferecer possibilidades práticas para a efetiva implementação da Lei 10.639/03 nas redes de ensino.
            Iniciativa pioneira no país, o curso contou com a participação de 550 professores e profissionais da educação, representantes de oito Secretarias Municipais de Ensino, Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gramado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, parceiras do Programa de Educação Antirracista no Cotidiano Escolar e Acadêmico, desenvolvido pelo DEDS/PROREXT/UFRGS.
            Neste município, a organização do evento, ficou com a Equipe da Diversidade, composta pelas Professoras: Angela Gomes, Nara Prates, Marinez Schramm e Simone Custódio.  Na ocasião, também foi entregue o Troféu  Expressando Oliveira Silveira,para os seguintes educadores: Profª Rita Camisolão, representando o DEDS/PROREXT/UFRGS e Profº Bruno Zarzana Lopes, pela SMED/Alvorada.
            Desta maneira o Núcleo de Educação Tecnológica, através dos Mascotes da Robótica: Robotron e Kiana não poderiam ficar alheios a esta demanda, proporcionando uma reflexão sobre as relações etnicorraciais, dando suporte as ações afirmativas implementadas em ambas as Redes, fomentando-se assim a capacidade de discussão nos seres humanos, atingindo como resultado a grande mudança social a partir do próprio cidadão.
            A parte de criação artística dos painéis ficou a cargo da Profª Rita de Cássia Machado Paré, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal e Profª Maria Jaqueline Rodrigues Felix, assessora da Educação Infantil da SMED e da aquarela de Ogum, através da obra da Profª Sara da Silva Harsteln, assessora da Educação Infantil da SMED e outra obra a cargo do Prof. Amarildo Vargas, responsável pelas oficinas de trabalho o “Homem Colorido”, que faz parte do projeto “Arte da Diversidade nas Escolas”. A Indumentária dos mascotes ficou a cargo da Profª Jovita Beatriz Xavier da Cunha, da EMEF Alfredo José Justo, que contribuiu com as vestimentas e demais adereços.
            A criação dos Mascotes ficou a cargo da parceria desenvolvida com a Metalúrgica Ralf Winter, com a equipe do Núcleo de Educação Tecnológica da SMED/ Robótica, através da coordenação da Profª Otília Beatriz Gomes Freires e Profº Bruno Zarzana Lopes em conjunto com o Projeto Descobrindo os Caminhos de Alvorada, sob coordenação da Profª Adriana Irigaray.
         








Texto: Equipe do Núcleo de Educação Tecnológica da SMED/Alvorada- Robótica e Portal da Educação.






Nenhum comentário: