quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ORIXÁS. CESUCA. 06.10.11













ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ORIXÁS.


No dia 06 de outubro, o Espaço da Diversidade/SMED-Alvorada, representado pelos seus membros, assessoria pedagógica e a Secretária Municipal de Educação de Alvorada, Profª Maria de Lourdes Santos da Silva juntamente com o Espaço da Diversidade SMED/ Cachoeirinha, com a Profª. Simone M. Custodio, 28º CRE, representada pela Profª. Dorivete Pereira da Silva, Profª. Eloá Marlene Costa da Secretaria de Responsabilidade e eventos da Faculdade Cesuca e educadores das redes parceiras, que totalizaram em 200 pessoas, participaram da abertura da Exposição Orixás, na Faculdade Inedi-CESUCA.
Pela manhã, tivemos às 9 horas uma apresentação cultural, do Grupo de Dança ÁfricaAxé da Profª Fátima do município de Gravataí onde através da musicalidade, resgataram valores civilizatórios Afro-Brasileiros.
Logo após, tivemos a palestra alusiva ao tema Orixás, com a Profª Franquelina Marques Cardoso, e o lançamento do livro “NÓS” do jornalista – Oscar Henrique Cardoso.
Na parte da tarde, a partir das 13h30min, foram iniciados os trabalhos com a apresentação da Associação Cultural BECOS, onde através de seu presidente Anderson Mello de Moura falou sobre a importância que a cultura hip hop e skate tem como ferramenta de resgate e inclusão social e justiça social para os jovens de periferia, através dos projetos desenvolvidos pelos BECOS e seus parceiros.
Às 14 horas tivemos a apresentação cultural do grupo de cultura e Dança Afro Axé Delê, coordenado pela profª. Sandra Chagas de Alvorada, que também através da musicalidade, resgataram valores civilizatórios Afro-Brasileiros, grupo composto por jovens de diversas idades.
Logo após tivemos a palestra “Os Sujeitos da Diversidade” com a Profª Carla Beatriz Meinerez, da FACED/UFRGS, onde foram enfocadas as diferenças na perspectiva do ponto de vista e ações desenvolvidas pelos jovens na sociedade hoje e suas possíveis transformações.
É justamente a partir de este olhar que tanto as Redes Municipais de Alvorada e Cachoeirinha, CESUCA e 28ª CRE se movimentam guiadas pelas demandas da sociedade, na busca de formação, conhecimento e inovação, para assim transformar nosso cotidiano, justamente pelo desenvolvimento de ações coletivas como esta, para refletirmos as diferenças, aliás, são as desigualdades que devem ser combatidas, não as diferenças, essas só nos enriquecem, pois desta forma, estamos buscando uma sociedade mais justa e solidária.


Prof. Bruno Zarzana Lopes. Espaço da Diversidade/Alvorada.










Um comentário:

Posse Becos disse...

Belíssimo trabalho!

Meus Parabéns!!!