IX JORNADA DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS
ALVORADA-RS
“Ano Internacional dos Afrodescendentes: respeitando as heranças culturais”
A Prefeitura Municipal de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Educação/ ESPAÇO DA DIVERSIDADE e demais parceiros, preocupados em desenvolver uma educação municipal pautada na qualidade e excelência proporcionou no último dia 07 de outubro, manhã e tarde, a IX Jornada de Estudos Afro-Brasileiros, Alvorada-RS, na Escola Estadual de Ensino Médio Campos Verdes, momentos para debater e refletir com educadores de nossa rede municipal e estadual de ensino, sobre a história passada e atual da comunidade negra tendo como referência as ações preconizadas pela Lei 10.639 que instituiu o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos escolares, consubstanciadas com as reflexões em torno dos resultados propostos há dez anos, por ocasião da realização da III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as formas conexas de intolerância em Durban, na África do Sul, foram os objetivos desta atividade.
O nosso município mais uma vez com grande ousadia e inovação, em relação a esta data histórica, contemplou toda comunidade escolar que se fez presente com uma excelente programação, que se iniciou às 8 horas com a Abertura Oficial com falas da Secretária Municipal de Educação, Profª. Maria de Lourdes Santos da Silva, Diretora Geral do Espaço da Diversidade, Profª. Liliane Marisa Rodrigues Machado, Profº Jorge de Oliveira Cruz, Assessor Pedagógico da 28º CRE e Profª Adriana Lotti, Diretora da Escola anfitriã Campos Verdes. A assessoria pedagógica da SMED, Alvorada, fez-se presente ao evento, que teve a apresentação e mediação do Prof. Ms. Arílson dos Santos Gomes, membro do Espaço da Diversidade.
As 8h30min tivemos a apresentação do Grupo de Dança Campos Verdes com Coordenação da Professora Isabel Oliveira, que através da musicalidade e expressão corporal, resgata a história afrobrasileira e a autoestima dos jovens negros.
A partir das 9horas iniciaram-se as palestras do turno da manhã, onde contamos em dois momentos, com a temática Gênero e diversidades com a Profª. Ms. Lilian Conceição Pessoa de Lira e às 10 horas com a temática As relações de gênero no contexto das Ações Afirmativas com Dra. Ana Luiza dos Santos Júlio, seguindo-se de um espaço de debates entre os presentes.
Dando seqüência aos trabalhos na parte da tarde, retomamos com nova atividade cultural do Grupo de Dança Campos Verdes, logo a seguir a partir das 13h30min, retomamos com as palestras: A juventude e as relações étnico-raciais nas escolas com a Dra. Lúcia Regina Brito Pereira e A cor no mercado de trabalho com a Pesquisadora Lúcia Garcia, seguindo às 15 horas de mais uma seqüência de debates entre os presentes.
Após o intervalo da tarde, foram retomados os trabalhos às 15h45min com o Documentário Umbu com a presença do fotojornalista, Jorge Aguiar um dos responsáveis pela realização do projeto, junto com o fotojornalista,Tadeu Vilani.
O Projeto Fotográfico UMBU é um registro dos moradores de um bairro que se constituiu a partir da ocupação de um grupo de pessoas em busca de moradia em 1987. Hoje um bairro com mais de 20 mil habitantes na cidade de Alvorada (RS). O objetivo é de através da fotografia, traçar uma antropologia visual em uma área de vulnerabilidade social de nosso município, resgatando a autoestima e para a comunidade escolar, seus educadores, entenderem os contrastes sociais que permeia o cotidiano de onde vivem, assim poderem construir uma educação, onde estes também sejam sujeitos e atores principais de uma relação de ensino aprendizagem coletiva, onde o saber acadêmico e o cotidiano, interajam e possibilitem trocas de construção e saberes, para assim uma educação mais solidária.
A Secretária Municipal de Educação, Profª. Maria de Lourdes Santos da Silva para finalizar o evento destacou a importância de investimentos na formação e atualização permanente aos profissionais da educação, onde momentos como este, nos ajudam a refletir e reescrever com grande ousadia, as páginas reais de nossa história, deixando sempre um gosto de quero mais, para todos os presentes.
Texto: Prof: Bruno Zarzana Lopes. Espaço da Diversidade. SMED.
Fotos: Ramon Alvarez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário