Seminário: A Questão Indígena no Memorial do RS-2011.
A Secretaria Municipal de Educação de Alvorada e Cachoeirinha, através do Espaço da Diversidade a convite do Memorial do Rio Grande do Sul, participaram no último dia 14 de Maio, das 9h às 13h do Seminário: A Questão Indígena no Memorial do RS-2011. Curso para formação de professores sobre a aplicabilidade da Lei 11.645/08.
Este teve como público alvo os professores da nossa rede municipal de ensino e também de outras redes municipais, estaduais e privadas parceiras e também aberto a comunidade em geral. O evento pretendeu demonstrar, a partir dos estudos das trajetórias dos grupos indígenas, sua importância para a formação cultural de nossa sociedade, evidenciando suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Como programação da data, tivemos como palestrantes Profª Simone Majerkovski Custódio, SMED Cachoeirinha- Diversidade/ Representante da SMED de Cachoeirinha junto ao Comitê Gestor de Políticas Públicas da Mulher Cachoeirinhense e pós-graduanda em Docência, tutoria em EAD que falou sobre o uso das novas tecnologias nos contextos escolares sob o viés da educação voltado a questão etnicorracial, Profº Bruno Zarzana Lopes, Diretor do Espaço da Diversidade da Secretaria Municipal de Educação do Município de Alvorada, com o trabalho “Tapé Porã” (Belo Caminho) e Profª Maria Helena Cunha, da Equipe da Diversidade de Cachoeirinha, educadora referência junto com a questão indígena, com o trabalho que busca sensibilizar os docentes à temática indígena, todos objetivando uma troca de experiências institucionais referentes à Lei, de suas redes, com o público presente.
Desta maneira, estamos contribuindo de forma positiva, enquanto gestores, para formação de educadores para o exercício de práticas escolares adequadas a uma proposta de educação plural, como multiplicadores de saberes, visando à ampliação de uma sociedade mais cidadã e Democrática onde o reconhecimento e fortalecimento do indivíduo como sujeito, dentro deste processo de diversidade solidária, se dão através da reflexão do conceito de democracia e de compreender o mundo na perspectiva de uma educação inclusiva e verdadeiramente igualitária de gênero e raça.
Considerando-se então a importância da inclusão de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos currículos da Educação Básica e do Ensino Fundamental, a pasta do Espaço da Diversidade na pessoa da Diretora Geral Professora Maria de Lourdes e Profª Liliane Marisa Rodrigues Machado e Prof. Arilson dos Santos Gomes, estiveram presentes no evento com a certeza para o nosso município da construção, dia-a-dia das grandes realizações e mudanças de atitudes na área educacional, prevalecendo o diálogo e o respeito, dependem de ações educacionais como esta.
Texto e Fotos: Profº Bruno Zarzana Lopes- Espaço da Diversidade.
Colaboração: Profª Simone Majerkovski Custódio.
Um comentário:
Parabéns Maria Helena,Simone e Bruno pelos trabalhos apresentados no Memorial do Rio Grande do Sul sobre a questão Indígena! É, sem dúvida, de extrema importância para a sociedade estes espaços de discussão! Estive presente neste seminário e gostei muito!!!
Postar um comentário