A peça teatral “Parem de falar mal da rotina” da jornalista, poetisa, cantora e atriz global Elisa Lucinda vai recepcionar os professores da rede municipal de ensino de Alvorada, na segunda-feira (27), às 18h, no shopping Porto Verde, na Rua Zero Hora, nº 1234, no Bairro do mesmo nome.
A autora, nascida em Vitória no Espírito Santo, possui dez livros publicados, entre eles Eu te amo e suas estréias, O semelhante, A fúria da beleza, Contos de vista e livros de literatura infantil, recebeu o prêmio Mulher Cidadã concedido pelo Senado da República.
No Rio de Janeiro, criou a Casa Poema, local que abriga a escola Lucinda de Poesia Viva, e realiza workshops de interação teatral da poesia, ministrando cursos pelo país. Foi a vencedora do prêmio Interações Estéticas da Funarte e ministério da Cultura e, na periferia de Vitória, desenvolve o projeto Ponto de Cultura Manguerê, trabalhando com jovens.
A peça “Parem de falar mal da rotina” é uma bem humorada e séria costura sobre o fundamento da rotina, que busca lançar um novo olhar sobre o dia-a-dia. Mesmo sem pretender, o espetáculo pode ser visto como uma aula de cidadania através da educação emocional que alerta para a necessidade de cuidarmos melhor de nós mesmos, dos que nos cercam e do mundo a nossa volta.
Elisa Lucinda que costuma dizer que gostaria de sair de um evento cultural (filme, teatro ou leitura de um livro) “tocada”, ou seja, diferente de quando entrou, acredita ser este o papel da arte. O evento está sendo promovido pela secretaria municipal de Educação de Alvorada.
Um comentário:
É uma grande“experiência” (a de ver-se de fora, auto-analisar-se) e ser desafiado a fazer o mesmo, consigo, em sua própria vida e por que não em nossas práticas escolares e em suas relações com a comunidade.
Nessa experiência, redescobrimos nossa humanidade, percebendo que “todo mundo quer ser feliz, todo mundo é sonhador, lutador, errático; todo mundo quer amar, todo mundo quer ser amado, todo mundo se endivida, todos querem fazer algum desenho no papel da vida” (LUCINDA, 2010, p. 35-36).
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