Palestra: “Qual o papel do professor na África do Brasil? Contribuições do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para compreensão de subjetividades e para a formação de identidades infanto-juvenis”.
A Secretaria Municipal de Educação de Alvorada, através do Espaço da Diversidade realizou no último dia 03 de junho de 2011, na Câmara de Vereadores de Alvorada a palestra “Qual o papel do professor na África do Brasil? Contribuições do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para compreensão de subjetividades e para a formação de identidades infanto-juvenis”. ministrada pelo Prof. Dr. Sidinei Barreto Nogueira mestre e doutor em Semiótica e Linguística Geral pelo departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (2001), onde participa do GELA (Grupo de Estudos em Línguas Africanas). Possui licenciatura plena em português/ inglês e respectivas literaturas (1995) e especialização em Linguística aplicada ao Ensino de Línguas (1998). É coordenador do Curso de Letras da FACULDADE ANHANGUERA DE SÃOCAETANO, diretor da “Casa das Letras” e professor adjunto de Linguística e Língua Portuguesa do Curso de Letras; professor de Metodologia Científica e Língua Portuguesa dos Cursos de História, Direito e Pedagogia, dedicando-se também ao Ensino de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.
Com objetivo de oferecer aos professores uma formação voltada para a valorização da África no Brasil e para implementação efetiva da Lei 10.639/03 proporcionamos um espaço de reflexão e construção também relacionadas à busca por uma “cultura de paz” e à compreensão dos Valores Civilizatórios Africanos no Brasil, possibilitando a formação de educadores para o exercício de práticas escolares adequadas a uma proposta de educação antirracista, produzindo conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto á pluralidade étnico-racial, como multiplicadores de saberes, visando à ampliação de uma sociedade mais cidadã e democrática.
Prestigiando o evento, além dos docentes e dos diretores das escolas municipais, estiveram presentes, membros da Equipe do Espaço da Diversidade, da Educação Infantil, do Espaço das Bibliotecas, do Setor Pedagógico da SMED e do Programa Primeira Infância Melhor.
De encerramento foi pontuado a necessidade de continuidade destas formações temáticas, com a certeza de busca de conhecimento e de um grande aprendizado por parte de todos os presentes e aplicabilidade prática em toda nossa comunidade Escolar.
Texto: Prof. Bruno Zarzana Lopes e Liliane Marisa Rodrigues Machado - ESPAÇO DA DIVERSIDADE. Fotos: Bruno Zarzana Lopes e Ramon Alvares
Nenhum comentário:
Postar um comentário