O III Encontro Intermunicipal, que aconteceu no dia 13 de abril, às 9horas no auditório da APAE, Rua: Wenceslau Fontoura, 221, teve como objetivo proporcionar uma discussão entre os gestores das Redes Municipais de Cachoeirinha e Alvorada, em torno do tema Sustentabilidade Ambiental e Cultura Afro-Brasileira. Para isto, retomamos, convidando nossos parceiros que construíram no ano de 2010, o Caderno de Orientações: "A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS PRÁTICAS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS" onde foram abordados os principais pontos do mesmo e ampliando-se a discussão em relação à Carta de Alvorada, a fim de podermos realmente neste ano construir políticas públicas efetivas em relação ao tema proposto.
Também foi pauta da discussão o que nós Alvorada, através do Espaço Sala Verde Lígia Rockenbach, representado pelo Prof. Marco Aurélio Locateli Verdade desenvolve em termos de práticas ambientais com a rede e comunidade escolar em geral.
O município de Cachoeirinha, representado pelas Prof.ª Simone Majerkovski Custodio e Prof.ª Nara Elisabete M. Prates também fez sua abordagem a respeito do que é feito na sua rede e comunidade escolar em geral, bem como de seus parceiros, salientando-se as atividades que foram desenvolvidas durante o III Acampamento Municipal Estudantil e um vídeo curto sobre o mesmo. Toda a discussão será voltada para inserir no contexto da Cultura Afro-Brasileira, sua relação com o meio ambiente e práticas de sustentabilidade.
Participaram do espaço de discussão, representantes das religiões de Matriz Africana, citando-se Mãe Bárbara de Oya, Mãe Daiane de Xapanã e Mãe Mariazinha de Iemanjá e Nilson de Oliveira, do M.D.A. Também se fizeram representar a representante Estadual do PPV/UNESCO, Rosilara Cunha, além de representação do Programa Primeira Infância Melhor, Cássia Rejane da Rosa, além da Gestora da Escola da E.M.E.F. Nova Petrópolis, Cleusa Maria dos Santos Pereira e representante dos educadores municipais, pelo Prof. Irío Rodrigues Almeida e demais representantes do Espaço da Diversidade.
Na abertura dos trabalhos, o Prof. Bruno Zarzana Lopes, Diretor do Espaço da Diversidade de Alvorada iniciou reiterando a continuidade da parceria entre os municípios, fazendo um breve retrospecto do momento da criação do caderno de Orientações, salientando o avanço que isto representou no município, pois a Educação é a arma mais forte que podemos usar para mudar o mundo.
A Diretora Geral do Espaço da Diversidade de Alvorada, Prof.ª Maria de Lourdes Santos da Silva salientou a importância do evento em como mostrar aquilo que nossa rede desenvolve relacionada com a temática Afro-Brasileira e a questão da sustentabilidade ambiental, tão importante nos dias de hoje, e uma grande necessidade em nosso município, dando desta forma, espaço e visibilidade, para afrodescendentes, que são o maior contingente populacional de nosso município.
Texto e Fotos: Prof.º Bruno Zarzana Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário