terça-feira, 6 de outubro de 2009

II Congresso de Pesquisadores Baianos


No ultimo dia 27 de Setembro, retornou da Bahia, Cidade de Feira de Santana, parte do GT ”Mojubá”, acompanhados da Diretora do Espaço da Diversidade Maria de Lourdes Santos da Silva e a Secretaria de Educação, Jussara V. Bitencourt, onde participa do 2º Congresso de Pesquisador Negros Baianos. O evento teve como objetivo viabilizar uma troca de experiências, relacionadas a pesquisas sobre população afro-descendentes , incentivando-se trabalhos em regiões pouco estudadas, onde Alvorada se enquadra, procurando-se outros caminhos culturais Afro-Brasileiras, suas confluências , diálogos, e Divergências.
Como conclusão que tiramos do Congresso, foi a idéia da necessidade de formação continuada de professores na área das Relações Étnicas com ênfase em legado Africano objetivando contribuir para implementação da Lei 10.639/03(Atual 11.645/08) que determinamos que as escolas trabalhem com os conteúdos de Historia e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena. Esta Lei altera a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96.
Também foi verificado que as necessidade de aplicação da lei, em um âmbito nacional, mesmo na Bahia, berço da cultura Afro, as dificuldades são inúmeras, apontando-se que existe um pertencimento negro silenciado e negado pelos meios formadores de opinião, entre eles a própria escola. A negação da identidade negra resulta em preconceitos que geram discriminação, apontando que ainda há outros sonhos e uma longa trajetória a percorrer em todo o Brasil
Texto: Profº Bruno Zarzana / Espaço da Diversidade
Fotos: GT”Mojubá”

Nenhum comentário: