A (re)significação simbólica das datas comemorativas afro-brasileiras: do treze de maio ao vinte de novembro
Esta atividade pretende refletir sobre a
(re) significação da data símbolo da libertação dos escravizados,
referenciada por desígnio oficial, ao dia 13 de maio, data da assinatura
da Lei Áurea pela princesa Isabel em relação ao dia 20 de novembro,
data da morte de Zumbi dos Palmares, marco simbólico instaurado a partir
das demandas sociais da comunidade negra organizada.
Professor Mestre Deivison Moacir Cezar de Campos, Coordenador do Curso de Jornalismo da ULBRA.
Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduado em Jornalismo pela Unisinos (1997) e mestre em História Social pela PUCRS (2006), com especialização em História Contemporânea pela Fapa (1999). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em radiojornalismo, práticas jornalísticass e pesquisa em Comunicação. Também realiza estudos sobre o negro na sociedade brasileira, com ênfase em pertencimento. Atualmente, coordena o curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil.
Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduado em Jornalismo pela Unisinos (1997) e mestre em História Social pela PUCRS (2006), com especialização em História Contemporânea pela Fapa (1999). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em radiojornalismo, práticas jornalísticass e pesquisa em Comunicação. Também realiza estudos sobre o negro na sociedade brasileira, com ênfase em pertencimento. Atualmente, coordena o curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil.
Após a Palestra: O Espaço da Diversidade de Alvorada em conjunto com o Programa Educação Antirracista do Cotidiano Escolar e Acadêmico da UFRGS convidam a todos para o lançamento do livro: Cartas, bordados e tramas de idéias, organizado por Patrícia Lazzaron, Rita de Cássia Camisolão e Vera Neusa Lopes.
O Livro é resultado dos relatos dos participantes do Curso de Procedimentos didático-pedagógicos aplicáveis em História e Cultura Africana, realizado
em 2010. Organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Social do
UFRGS em parceria com as SMEDs de Alvorada, Cachoeirinha, Esteio,
Gramado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.
O curso de caráter EAD e presencial, contou com a participação de
550 pessoas, entre professores, tutores e cursistas, que por meio de
plataforma do curso e de encontros organizados pelos municípios
integrantes do projeto, trocaram experiências e práticas educativas em
torno da aplicabilidade da Lei 10.639/03.
A obra a ser lançada teve a
colaboração dos seguintes professores autores da Rede Municipal de
Educação de Alvorada:
Alessandra Mianes, Aline Andreatta, Bibiana Hermann, Bruno Zarzana
Lopes, Carla Rosana Araújo Cavalheioro, Catiane Sierote do Amaral,
Cecília da Silva Camilio, Christine Pacheco, Cleusa Machado Resende
Balbueno, Daysi Luísa Pagani, Denise Lopes Martins, Denise Pinto de
Oliveira Almeida, Eliane López Fonte Pais, Eliete da Silva Barbosa, Ilza
Tavares, Isabel Cristina dos Santos Passos, Jéssica Lein, Lena
Oliveira, Maria JAcqueline Rodrigues Felixm Marilúcia Fernandes Lima,
Mariorlene Silva Oliveira, MArisa de Fátima Brasil de Araújo, Neusa
Bersagui Abruzzi, Otília Beatriz Gomes Freires, Patrícia Cerva Câmara,
Patrícia Guterer, Rejane Teresinha Cavalheiro, Rita Woida, Rosemeri da
Graça Fagundes de Freitas, Rosimeri Vieira Bujes, Samira B. Gil, Silvia
Pinto Noviscki, Simone Majerkovski Custódio, Solange Pereira dos Santos.
Realização:
Nenhum comentário:
Postar um comentário