No último dia 23 de novembro de 2011, às 19 horas, aconteceu na E.E.E.M. Senador Salgado Filho a I MOSTRA DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA.
A atividade faz parte das atividades alusivas ao mês da Consciência Negra, com o objetivo de relembrarem a trajetória dos ícones negros, destacando que a luta dos negros pela conquista de seus direitos é antiga e tem conseguido importantes avanços ao longo do tempo na sociedade brasileira. Além disto, as ações desenvolvidas pela cassangue e demais parceiros, tem o objetivo de resgatar a autoestima dos jovens afrodescendentes.
O evento contou com diversas atrações, como a apresentação de trabalhos do CAPS-AD, com temática Afro-Brasileira, apresentação de Hip Hop da BECOS, apresentação do Grupo de Cultura e Dança Afro Axé Delê, Desfile de Cabelos Afro da Cassangue e para finalizar tais momentos culturais a apresentação do Grupo de Pagode ARTNILIP.
Entre os diversos parceiros do evento, tivemos o apoio do Espaço da Diversidade/SMED, onde se fez presente através dos seguintes representantes: Prof.ª Liliane Marisa Rodrigues Machado, Diretora Geral; Prof. Bruno Zarzana Lopes, Diretor; Lena Mara Oliveira de Oliveira, secretária; Profª Rita Paré, coordenadora e Amarildo Vargas, colaborador e Professor do curso de artesanato em madeira, sobre cultura Afro-Brasileira e arte Indígena.
Prestigiou o evento a secretária de Educação e ícone do movimento negro do município de Alvorada, Maria de Lourdes Santos da Silva, a presidente da Fundação de Proteção Especial do RS, Nadir da Rosa Machado entre outras autoridades e personalidades.
Como mestre de Cerimônia do evento contamos com a participação do Prof. Adaílson Lopes Rodrigues, docente das escolas Castro Alves e Paulo Freire, que nos proporcionou momentos de reflexão sobre a data, ao longo da realização do evento, salientando para os presentes da necessidade do nosso povo de ser tratado com respeito e dignidade nas suas especificidades e que ações afirmativas como estas, contabilizam também que estamos nos apropriando dos espaços!
Texto: Prof. Bruno Zarzana Lopes.
Fotos: Amarildo Vargas
Nenhum comentário:
Postar um comentário