sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Celebração do padroeiro da cidade

                                                  

O município comemora no dia 30 de setembro o Dia de São Jerônimo, padroeiro da cidade. Para a nação afro-brasileira, numerosa na cidade, a data é dedicada a Xangô, o senhor da Justiça. Xangô, segundo o sincretismo religioso, é São Jerônimo.
O festejo conta com a tradicional procissão onde participam várias casas de religião. O ponto de partida é a Cascata do Xangô, localizada entre os bairros Jardim Algarve e Jardim Porto Alegre, e a chegada é na sede da Prefeitura. Durante o percurso cantam-se “pontos” e os integrantes se caracterizam com roupas religiosas. O encerramento, conforme a tradição, acontece na Praça João Goulart, em frente à pedra ali existente.
O grande objetivo da comemoração, além do crescimento do município, é a valorização da cultura afro-brasileira, mostrando o seu significado. Xangô é o orixá da justiça, seu poder se manifesta na pedreira, seu símbolo é o machado de duas faces e seu campo preferencial de atuação é a razão.
Na cidade, um importante ponto turístico e de culminância para os praticantes é a Cascata do Xangô. Desde 2010, em uma cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura, com a assinatura do documento de concessão de permissão, a área da Cascata é de uso exclusivo da Associação Afro Cultural e Beneficente de Matriz Africana São Jerônimo.
A iniciativa possibilitou a utilização do local para projetos de preservação do patrimônio ambiental, importantes para a cidade no que se refere ao meio cultural e histórico da religião de matriz africana e umbandista.













Nenhum comentário: