No último dia 21 de maio, durante as atividades do dia da solidariedade, o Espaço da Diversidade/ SMED, esteve presente, no evento através da mostra de trabalhos o “Homem Colorido”, que faz parte do projeto” Arte da Diversidade nas Escolas”, que esta acontecendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, sob a coordenação do Prof. Amarildo Vargas.
O projeto tem como objetivos antes de tudo a integração entre a escola e a sociedade, através de curso de artesanato em madeira e pintura, aberto também a comunidade escolar, de forma gratuita.
Os alunos de primeiro ao quinto ano através das aulas de desenho, é falado da verdadeira história do homem no planeta Terra, do surgimento da vida, que a ciência comprova que foi no continente Africano.
Foi escolhido o tema o Homem colorido, justamente pelo fato sobre a diversidade da cor dos seres humanos. A mídia prega que a cor oficial do homem é branca, uma grande mentira que gera “pré-conceito de cor”.
Desta forma, nossa integração ao Dia da Solidariedade, um dia inteiro de serviços para comunidade, nós, com nossa ação, através do Espaço da Diversidade, estamos valorizando todas as cores e incentivando a cidadania responsável e apontando para a educação como solução para os problemas individuais e sociais.
Este projeto contempla a nível numérico aproximadamente 120 alunos da escola e 20 alunos da comunidade, (adolescentes e adultos). Com duração inicial de dois meses, o projeto tem a pretensão de se estender para todas as escolas municipais, propagando-se assim a diversidade e pluralidade, através do resgate histórico da influência da cultura Africana e indígena na formação da comunidade Alvoradense.
Texto: Prof. Bruno Zarzana Lopes e Amarildo Vargas.
Fotos: Prof. Bruno Zarzana Lopes




Nenhum comentário:
Postar um comentário