Seminário Construindo a Igualdade Racial
Aconteceu no último dia 21 de março, no plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí, turno da tarde, parceria da 28ª CRE e Prefeitura Municipal de Gravataí, o Seminário Construindo a Igualdade Racial, pela passagem do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial em memória as vítimas do massacre de Shapeville, na África do Sul, 1960, onde foram apresentados trabalhos desenvolvidos pela SMED Alvorada, “A Cor da Passarela” e “Caminhos da Tutoria Presencial”, parceria de Alvorada e Cachoeirinha, através do ESPAÇO DA DIVERSIDADE. O setor da Diversidade marcou presença no seminário promovido pela 28ª CRE de Gravataí, tendo como painelistas a Prof.ª Simone Majerkovski Custodio que falou sobre os avanços promovidos pela igualdade racial no município de Cachoeirinha. Também apresentaram em conjunto com o município de Alvorada o trabalho intitulado os "Caminhos da tutoria presencial” conjuntamente com o prof. Bruno Zarzana Lopes, Diretor do Espaço da Diversidade.
O projeto “A cor na Passarela” idealizada pelas professoras Naisa Barbosa Ribeiro e Cristiane da Costa Acosta foi apresentado inicialmente na E.M.E.F. Nova Petrópolis e desenvolvido pelo grupo de professores, apresentado no Seminário Alvorada em Africanidades, realizado na E.M.E.F. Alfredo José Justo, em novembro de 2009 e foi um dos trabalhos selecionados para participar do Seminário Preconceito na Fala, Preconceito na Cor, realizado em Salvador em maio de 2010 e também em 2011, na segunda edição do Seminário Alvorada em Africanidades, durante a 11º edição da Feira do Livro de nosso município.
Tendo como objetivos reconhecer e a valorizar as contribuições reais do povo negro à nação brasileira, estabelecer a conexão entre as situações de diversidade com a vida cotidiana nas salas de aula, combater as posturas etnocêntricas para a desconstrução de estereótipos e preconceitos atribuídos ao povo negro e a analisar a maneira como a questão da diversidade étnica é abordada pela literatura infantil e infanto juvenil.
A Diretora Geral do Espaço da Diversidade, Prof.ª Maria de Lourdes Santos da Silva salientou a importância do evento agradecendo pelo convite que nos foi dado, em como mostrar aquilo que nossa rede desenvolve relacionada com a temática Afro-Brasileira, destacando também o papel desempenhado pelas mulheres e educadoras negras em nosso município.
O evento também contou com uma apresentação do grupo de cultura e dança Afro Axé- Delê, de Alvorada, no momento cultural, coordenado pela Prof.ª Sandra Chagas.
Texto e Fotos: Prof. Bruno Zarzana Lopes/ Espaço da Diversidade

Nenhum comentário:
Postar um comentário