quinta-feira, 24 de junho de 2010

Projeto A cor na passarela é multiplicado em formação do Espaço da Diversidade

Projeto A cor na passarela é multiplicado em formação do Espaço da Diversidade

A Secretaria Municipal de Educação de Alvorada, através do Espaço da Diversidade deu inicio na quarta- feira, 23, a primeira das quatro formações para os professores da rede municipal para apresentação do Projeto “A cor na passarela novos rumos e caminhos.”
O projeto “A cor na Passarela” idealizado pelas professoras Naisa Barbosa Ribeiro e Cristiane da Costa Acosta foi apresentado inicialmente na E.M.E.F. Nova Petrópolis e desenvolvido pelo grupo de professores, apresentado no Seminário Alvorada em Africanidades, realizado na E.M.E.F. Alfredo José Justo, em novembro de 2009 e foi um dos trabalhos selecionados para participar do Seminário Preconceito na Fala, Preconceito na Cor, realizado em Salvador em maio de 2010.
Tendo como objetivos reconhecer e a valorizar as contribuições reais do povo negro à nação brasileira, estabelecer a conexão entre as situações de diversidade com a vida cotidiana nas salas de aula, combater as posturas etnocêntricas para a desconstrução de estereótipos e preconceitos atribuídos ao povo negro e a analisar a maneira como a questão da diversidade étnica é abordada pela literatura infantil e infanto juvenil. O projeto é desenvolvido em quatro oficinas, sendo a primeira para análise e debate das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e apresentação do projeto. Na segunda oficina é realizada a análise de diferentes tipos de literatura infantil e infanto juvenil que retratam a discriminação social, racial e a diversidade cultural. A terceira oficina é dedicada para a confecção das bonecas negras e a quarta oficina para a apresentação e desfile dos personagens construídos.
As próximas formações acontecerão nos dias:
30/06 E.M.E.F. Paulo Freire
07/07 E.M.E.F. Almira Feijó
14/07. E.M.E.F. Emília de Oliveira

Nenhum comentário: